• +55(41)99966.8248
         +55(41)3016.1576
  • regi@regiconsultoria.com.br
  • Rua Coronel José Gomes Amaral,
    533 - Conj. 15. CEP: 80620-380
    Curitiba (PR) - Brasil

Garantia da qualidade

Entende-se por Garantia da Qualidade as atividades planejadas e sistemáticas que são implantadas dentro do Sistema de Qualidade, buscando-se assegurar que a empresa conseguirá satisfazer os padrões requeridos pelos clientes -  especificações. 

Recomenda-se a adoção de um Plano de Amostragem, e evidências de seu cumprimento devem estar registradas em formulários indexados. 
Esse Plano de Amostragem e os registros do acompanhamento dos processos produtivos devem estar disponíveis para auditorias de clientes. 

Garantia da Qualidade utiliza auditorias e ferramentas específicas visando efetivamente a Melhoria Constante da Qualidade.

As Auditorias da Qualidade constituem-se revisões estruturadas das outras atividades de gerência da qualidade. O objetivo delas é identificar as lições aprendidas que melhorem o desempenho deste projeto ou de outros projetos da empresa. 

As Auditorias da Qualidade devem ser programadas para verificar-se a eficácia do Sistema da Qualidade, podendo ser conduzida tanto por auditores da própria casa adequadamente treinados, por consultorias especializadas e empresas auditoras.

Melhoria Constante da Qualidade inclui a tomada de ações para aumentar a efetividade, e depende da eficiência de um Plano de Qualidade que forneça benefícios adicionais para as partes envolvidas na produção ou prestação de serviços. Na maioria dos casos, a implantação de Melhorias na Qualidade exigirá tomada de ações corretivas que serão gerenciadas de acordo como os procedimentos do Sistema de Gestão da empresa.