Entende-se por Garantia da Qualidade as atividades planejadas e sistemáticas que são implantadas dentro do Sistema de Qualidade, buscando-se assegurar que a empresa conseguirá satisfazer os padrões requeridos pelos clientes - especificações.
Recomenda-se a adoção de um Plano de Amostragem, e evidências de seu cumprimento devem estar registradas em formulários indexados.
Esse Plano de Amostragem e os registros do acompanhamento dos processos produtivos devem estar disponíveis para auditorias de clientes.
A Garantia da Qualidade utiliza auditorias e ferramentas específicas visando efetivamente a Melhoria Constante da Qualidade.
As Auditorias da Qualidade constituem-se revisões estruturadas das outras atividades de gerência da qualidade. O objetivo delas é identificar as lições aprendidas que melhorem o desempenho deste projeto ou de outros projetos da empresa.
As Auditorias da Qualidade devem ser programadas para verificar-se a eficácia do Sistema da Qualidade, podendo ser conduzida tanto por auditores da própria casa adequadamente treinados, por consultorias especializadas e empresas auditoras.
A Melhoria Constante da Qualidade inclui a tomada de ações para aumentar a efetividade, e depende da eficiência de um Plano de Qualidade que forneça benefícios adicionais para as partes envolvidas na produção ou prestação de serviços. Na maioria dos casos, a implantação de Melhorias na Qualidade exigirá tomada de ações corretivas que serão gerenciadas de acordo como os procedimentos do Sistema de Gestão da empresa.
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