Um Sistema Integrado de Gestão – SGI é uma forma de integrar todos os componentes e processos de gestão de uma empresa dentro de uma estrutura completa, possibilitando à organização trabalhar com todos os objetivos unificados, ou em outras palavras, com sinergia entre seus processos.
Com um sistema interativo e em constante comunicação, a organização transforma-se num todo, em que cada função é alinhada de acordo com um objetivo comum a todos os departamentos, que é melhorar a eficiência e o seu desempenho.
Em vez de existirem aquelas famosas "ilhas" formadas por subgrupos de pessoas dentro de grupos de trabalho, é possível ter um sistema verdadeiramente coordenado, um sistema que combine todos os seus elementos para um melhor resultado.
Um sistema integrado é uma ferramenta que atua no planejamento estratégico da empresa, tendo grande importância competitiva hoje em dia.
Entre outros, os sistemas perfeitamente compatíveis com a integração em um Sistema de Gestão são: Qualidade, Meio Ambiente, Segurança Ocupacional, Controle de Qualidade, Boas Práticas de Fabricação, Segurança Alimentar, Rastreabilidade, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.
© 2024 Regi Consultoria